A dureza da cerviz

Leia o texto abaixo de Joanilson Rodrigues

Esta página é um texto complementar ao Estudo ” O Ministério Profético de Jeremias “.

Texto Introdutório

” Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

Porque conheço a tua rebelião e a tua dura cerviz; eis que, vivendo eu ainda hoje convosco, rebeldes fostes contra o SENHOR; e quanto mais depois da minha morte?

Ajuntai perante mim todos os anciãos das vossas tribos, e vossos oficiais, e aos seus ouvidos falarei estas palavras, e contra eles por testemunhas tomarei o céu e a terra.

Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos.  ” Deuteronômio 31:26-29

Texto de Joanilson Rodrigues

A “cerviz” é  uma palavra que é repetida algumas vezes na bíblia para designar pessoas que  possuem dureza na sua constituição espiritual e que resistem às palavras de Deus e aos seus tratares.

Você sabe onde fica a cerviz no corpo humano? Uma dica: Ela está relacionada com a coluna.

A nossa coluna possui vértebras sacrais, que ficam na extremidade inferior, depois vértebras lombares que ficam na parte de baixo das costas (na chamada “curvinha”) e, no caso das pessoas que tem lordose, uma “curvona” mesmo acima do bumbum.

Acima das vértebras lombares  estão as vértebras toráxicas que, como o nome indica, ficam na altura do tórax, ou um pouco abaixo da altura do peito até abaixo da altura dos ombros.

Muito bem, é justamente acima dos ombros até um pouco abaixo da cabeça é que ficam as vértebras responsáveis por todo o funcionamento do corpo, as chamadas vértebras cervicais. Elas são responsáveis pelo girar do pescoço. Na verdade são os músculos que fazem o movimento e não as vértebras, mas elas dão o sustento para eles virarem a cabeça de um lado para outro, olhar para o chão ou para cima e ainda girar a cabeça.

É daí que vem o termo ” Cerviz“, que é considerada a parte de trás do pescoço que engloba todo este conjunto de músculos, nervos e ossos. Era comum nos tempos antigos, e ainda hoje em alguns países muito pobres do oriente, muitos trabalhadores passarem cordas ou panos  em volta da cerviz para carregar baldes e outros tipos de recipientes pesados.

Quando a bíblia diz que uma pessoa tem “dura cerviz” está dizendo  que ela não se dobra a autoridade, resiste fortemente a submter-se a outrem. É claro que aquele que resiste, não reconhece a autoridade delegada àquele que está trazendo o tratar de Deus.

Quando Deus falou a seu povo de Israel ou Judá (lembre-se de que eram dois reinos distintos), muitas vezes o povo resistiu de tal modo que atribuia às palavras de Deus, ou a ação humana, ou ainda a obra de Satanás. Veja esta passagem a respeito do que diziam de Jesus:  “Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios. ” Mateus 9:34

Também perguntaram o seguinte a Jesus: ” E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade? ” Mateus 21:23

No antigo testamento os exemplos mais contundentes estão no livro do profeta Jeremias que  teve a sua profecia desprezada e mal julgada como não sendo de Deus ou como o povo simplesmente dizendo ” quanto ao que nos falaste em nome do Senhor…. “Não te ouviremos nem te obedeceremos”.

Quando pensarmos em dura cerviz devemos pensar em um porco. O Porco tem a mais dura cerviz entre os animais e que o obriga a olhar permanentemente para baixo, para o chão. A cerviz do porco impede que levante totalmente sua cabeça para cima, mas não seus olhos. Por isso, a tendência deste animal também é olhar quase que permanentemente para baixo.

Cristãos que se eram ovelhas de Deus, hoje são como "porcos olhando para baixo"

O tipo que pessoa que a bíblia chama de “homem carnal” também faz o mesmo quando possui uma “Dura cerviz“.  Veja o que diz este texto de Paulo:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. ”
1 Coríntios 2:14

Neste tempos de muito joio semeado no meio do trigo, vejo que há muitos servos de Deus que se habituaram com a palavra trazida por outros: um pastor, um padre, um amigo… mas não buscam pessoalmente um tratar profundo do Senhor em seus próprios corações e acabam se contentando com tratares alheios (Palavras que Deus “revelou” a outros) e se tornam como Jó que disse no fim de seu livro que antes conhecia o Senhor “só de ouvir”…

E eis o grande problema atual: muitos ouvem tanto o discurso do “Não aceito!” e o discurso do  ” Deus vai ter que dar, senão ele não é Deus!” além do  “Venha pegar o teu milagre! ” ( * esse então parece quitanda oferecendo frutas na feira)  que acabam por ficarem confundidos nesta nova versão de Babel que se tornou o cristianismo atual, em especial o midiático que enfatiza o tempo todo que sofrimento algum pode vir de Deus e que ele dará vitória a todos indistintamente nesta terra, independentemente de viverem uma vida injusta e desagradarem a Deus,basta fazer um depósito bancário em favor da igreja tal ou se visitar a denominação que está anunciando tais palavras no rádio ou TV.

Isso é, no mínimo, uma imprudência porque pode levar as pessoas que creem nestes discursos a um erro fatal que pode levá-las até a  morte espiritual, pois certamente irão se “decepcionar com Deus” ou pelo menos com aquilo que acreditavam serem “suas promessas…”

Ao contrário do porco, que olha para baixo, o homem espiritual deve olhar para as coisas do alto assim como disse Paulo aos Colossenses:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ” Colossenses 3:1-2

O problema atual é que há milhões de pessoas pensando em Deus como um mero acessório para a sua própria felicidade. Julgam que a vida espiritual é um táxi, no qual se entra e se vai para onde se quiser ir, no entanto a realidade de servir a Deus é muito mais parecida com o andar de um ônibus, no qual Jesus Cristo é o condutor e nós somos os passageiros que devemos seguir os caminhos traçados por ele.

Há muito da visão distorcida sobre o  povo cristão nos dias de Hoje. Não consigo imaginar Jesus dizendo: “Eu não aceito !” ou ainda ” Se tu não fizeres tal coisa, óh pai… tu não és Deus…” Expressões que são verdadeiras heresias.

Creio que o dom mais necessário à igreja nos dias atuais seja o do discernimento, pois criam-se maquetes pré-concebidas de Deus que impedem os cristãos sequer de reconhecem a sua voz quando ele nos fala hoje.

Se Deus disser que está por vir sofrimento a terra, logo ouviremos: ” eu renuncio a isto… em nome de Jesus….” Eu sou justo e Deus jamais me deixará passar por isso…” “Deus vai nos arrebatar antes da grande tribulação!” Pode ser que sim, mas pode ser que não! Há evangelistas que acreditam que o tempo da tribulação será o que terá a maior colheita espiritual de todos os tempos porque as conversões, mesmo não sendo muitas serão profundas.

Há um sociólogo holandês, Geert Hostede, que afirma que cultura é a programação coletiva da mente. No meio da desordem e aberrações teológicas atuais, as mentes estão programadas para viverem o humanismo e não o Cristianismo ensinado por nosso Senhor Jesus Cristo.

Jesus conta a parábola de Dois homens que oravam no templo, um se achava justo e outro pecador. O que se achava justo, arrogantemente  menosprezava  o outro. O mesmo menosprezo deste (“que se achava”) é o que acompanhava o jovem rico a quem Jesus mandou ele vender todos os seus bens e dar aos pobres…

Hoje há pessoas possuídas por um tal grau de arrogância espiritual que  dizem “jamais Deus me deixará passar por isso ou aquilo…”

basta vermos a vida de Jó para desfazermos num segundo este pensamento, ou lermos o capítulo 8 de Romanos  ou ainda Segunda Coríntios Capítulo 11.

Não, estas passagens não fazem parte da bíblia destas pessoas que tem a cerviz muito dura e são bebezinhos que suportam ouvir somente palavras de “Bençãos…”

Que Deus tire o coração duro de pedra que há em nós e nos dê um coração mole de carne, quem sabe assim a nossa cerviz se dobrará finalmente ao Senhor dos Senhores e rei dos Reis.

Texto de Joanilson Rodrigues

Você foi abençoado com o que recebeu nesta página? Então agradeça a Deus e compartilhe com outras pessoas, para que elas sejam abençoadas também!

Se puder, abençoe nosso ministério, o qual não é financiado ou patrocinado por nenhuma igreja, por isso, dependemos da Generosidade de corações como o teu.

Agora você pode ajudar o Ministério ” Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues ” com Depósito  PAGSEGURO do UOL, que é  uma empresa confiável para pagamentos Nacionais e Internacionais.

Você pode escolher a melhor forma de fazer a sua doação (de qualquer valor) de qualquer lugar do mundo:  Cartão de Crédito – Cartão de Débito – Boleto Bancário. Basta clicar na imagem abaixo e seguir as instruções.

Caso não queira doar pelo PAGSEGURO, por favor,  visite a seção Doações.

LEMBRETE

Lembramos que não ficamos de posse de nenhum de seus dados, pois toda doação é feita diretamente ao PAGSEGURO e a quantia que você nos doar, só nos será repassada por eles após 14 dias de sua efetuação, quando expira o prazo para cancelamento de doação.

Você não conhece o PAGSEGURO? É uma empresa da UOL  e é totalmente confiável na qual você poderá fazer a sua doação sem receio algum, pelo método que melhor lhe convier, mas se desejar mais informações prévias sobre o seu funcionamento e idoneidade antes de efetuar a sua doação, por favor acesse as seguintes páginas:

1- PAGSEGURO em português:    https://pagseguro.uol.com.br/sobre_o_pagseguro.jhtml

2- PAGSEGURO in English:

https://pagseguro.uol.com.br/en/how-it-works.html

8 respostas para A dureza da cerviz

  1. Sr. Joanilson e Sra. Marília, fiquei muito contente de ler o texto (esclarecedor!) acima pois é tudo aquilo que penso . É verdade que hoje as igrejas estão cheias de heresias. Fico muito triste de olhar para uma igreja que engana e deturpa a palavra de Deus moldando-a conforme seus próprios desejos. Agradeço a Deus por existir pessoas como vocês que se deixam moldar pelas mãos de nosso Senhor Jesus. Vocês são vasos para honra! Um abraço

  2. Aline disse:

    Linda mensagem,Que Deus, continue os guiando e levado a LUZ DA VERDADE a cada dia mais!!

  3. clovis lucas disse:

    amei muito bom estarei sempre a companhando as mensagem

  4. Elza Aranha disse:

    Muito bom seu texto irmão. É bem o que a Igreja brasileira tem vivido nesses dias. Maturidade Espiritual, é isso que tem faltado. Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s