A síndrome de Perversidade de Nabal

Você pode também ouvir na íntegra este estudo bíblico aqui postado, clicando na imagem abaixo

________________________________________________________

Todos os textos são de autoria de Joanilson Rodrigues, fique livre para copiá-los desde que sempre cite o autor (Joanilson Rodrigues) e a fonte (www.comunidadegileade.wordpress.com).

____________________________________________________________

Introdução

Primeiramente é necessário dizer que somos meros Atalaias (vigias) que precisam fazer soar a trombeta para alertar aos servos do altíssimo sobre o que está prestes de vir sobre a terra e, em especial, sobre os que se confessam cristãos e para quem Deus confiou temporariamente os seus bens .

O capítulo 33 do livro de Ezequiel traduz exatamente esse momento de palavras duras do altíssimo que diz que não quer a morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva. Diz a palavra do senhor que se o sentinela vir que a espada se aproxima da terra ele deverá alertar os moradores da cidade com grande alarde (fazendo soar a trombeta). No entanto, se ele vir que a espada de morte se aproxima do povo e não alertá-lo, as pessoas morrerão, mas Deus cobrará o sangue delas, da vida do sentinela que não as alertou sobre a catástrofe que estava por vir em suas vidas.

Então tenha a certeza de que esta mensagem é tão somente para que você possa ouvir o tratar do Espírito Santo, não endureçer o seu coração e ser salvo do julgamento que se aproxima da terra como um Tsunami que varrerá a vida daqueles que zombam e tapam os ouvidos para os alertas do Senhor nosso Deus.

Deus costuma falar aos seus servos antes de exercer juízo sobre eles. Antes de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, Deus falou com Abraão que intercedeu por elas.

Em outra passagem, Deus disse a Moisés que iria destruir o povo e lhe daria um novo povo, contudo Moisés intercedeu pelo Povo para que ele não fosse destruído.

 Deus ordenou ao profeta Jonas que fosse até a cidade de Nínive e anunciasse aos seus moradores que ela seria destruída em 40 dias caso não se arrependessem de seus pecados. Depois da pregação sem quaisquer sinais miraculosos de Jonas, o que aconteceu? A cidade se converteu e foi salva.

Portanto, se a palavra diz que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, significa que todos esses episódios devem nos instruir sobre qual é o caráter de Deus e como ele costuma agir : freqüentemente com misericórdia, mas com rigor quando necessário e fazendo juízo sobre pessoas, cidades ou nações.

Hipocrisia é uma palavra muito usada por Jesus nos evangelhos e também por Paulo no novo testamento. Segundo o dicionário Michaelis é um substantivo feminino que quer dizer: “Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.”

Não há como não considerarmos assim os cristãos que hoje querem viver somente a avareza e o egoísmo e não tem mais amor não fingido pela obra de Deus.

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?  (I Pedro 4:17) 

O tratar do Espírito Santo à terra nesses dias é muito claro: Deus julgará aos seus servos com o mesmo rigor com que julgou :

1.O rico avarento,narrado no evangelho de Lucas capítulo Lucas 12 :13-21

2. A Nabal, marido de Abigail , narrado no Livro de  I Samuel capítulo 25 inteiro

3. Os vinhateiros infiéis. Narrado do evangelho de Lucas capítulo 20: 9-16

 Peço que você preste muita atenção no que Deus está a falar com essas três passagens bíblicas.

Nos dias de hoje, há muitos cristãos que honram a Deus somente com os lábios, mas o seu coração está distante do senhor.  Inventaram um novo evangelho que é composto apenas de partes “espirituais”, ou seja não faz parte desse novo evangelho nada que seja “material” e ainda se gabam disso como se fossem realmente espirituais, pois o materialismo é algo que nos afasta de Deus, dizem.

É verdade que o materialismo nos afasta de Deus, mas não confunda doação para a obra do Senhor, dízimo e oferta ordenada por Deus com materialismo, que é viver para a matéria e tudo o que dela provém.  Isto nada mais é do que um sofisma, ou seja, apregoar a mentira dizendo somente a verdade, conseguir propagar uma idéia errada usando somente termos verdadeiros.

Deus não criou somente o mundo espiritual, ele é o criador de todas as coisas materiais e espirituais. O homem herdou essa capacidade criadora de Deus porque é feito à sua imagem e conforme a sua semelhança. Aliás, hoje a desculpa do materialismo é a arma posta por satanás na mão dos servos de Deus, que se escusam em contribuir baseados no preceito de que são “seres espirituais” e não materiais, se importam somente com as coisas do alto e não ligam para as coisas da terra. A estes Tiago diz:

Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano.  e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?  Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2:15-7

 Jesus nos ensinou a orar: “que venha o teu reino…” Mas como virá o reino de Deus se os seus servos não querem conquistá-lo com esforço como Jesus ensinou:

“ E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto .Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João…  Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros:Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes.18   Porquanto veio João, não comendonem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.” Mateus 11:12-19

Descobrimos que as pessoas encontrarão sempre desculpas para não fazerem a vontade de Deus. É a Síndrome da Insensibilidade, narrada por Jesus nesses versículos  que acabamos de ler, que transforma cristãos em seres perversos.

Por que o que é a Insensibilidade? É a incapacidade de sentir a dor do outro. E se eu não sou capaz de sentir ou entender o sofrimento do outro, sou incapaz também de me mobilizar para atenuar o seu sofrimento.

Assisto ao sofrimento de alguém, mas aquilo não dói em mim, por isso não faço nada a respeito. Essa é a descrição de um ser perverso! A perversidade, portanto, é indiferente à dor, ao sofrimento ou ao choro de quem quer que seja.

Infelizmente, se o que vemos hoje são pessoas incapazes de Contribuir financeiramente para o mínimo sustento, quanto mais para o crescimento da obra de Deus na terra e pensam que “alguém” irá ajudar…. “Alguém” irá fazer alguma coisa…. E em suas mentes carnais, pensam: preferencialmente “alguém” muito rico!

Essa mentalidade mesquinha é totalmente contrária aos princípios contidos nas sagradas escrituras que afirmam que Deus alegrou-se com o pouco da víuva em sua quase insignificante oferta (no aspecto do montante que ela ofertara), mas que para ela significava muito porque ela não dava do que lhe sobrava.

” O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido.” (Pv 21:13)

Falsos cristãos colocaram tampões nos ouvidos para não ouvirem nunca apelos financeiros e chegam ao absurdo de classificá-los como pecados até mesmo o falar no assunto e fazem isto para assim justificarem a si mesmos em suas atitudes mesquinhas e egoístas e poderem assim ” tranquilamente” entrar na zona de conforto da Avareza , que segundo Efésios 5:5, constitui-se no verdadeiro pecado da Idolatria.

“Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para seu próprio dano“. Ecle 5:13

Para essas pessoas, o gasto com passeios, diversões, aquisições, automóveis e bens diversos são vistos como algo “seu”. “É propriedade minha,”dizem, já outros chegam ao absurdo de colocar um adesivo no carro de “propriedade exclusiva de Jesus”, mas sequer são capazes de dar carona a pessoas que necessitam delas quando saem de uma missa ou um de um culto.

Infelizmente, não sabem o que significa o “Princípio da Mordomia” exposto em nossa mensagem de vídeo ” A Parábola dos vinhateiros infiéis“.

Comparo esta atitude hipócrita com aquela de Homens divorciados que não dão pensão alimentícia para a ex-esposa para ajudar a criar os filhos. Quando os encontra afirma amá-los, mas no dia-a-dia não dá um só centavo para que a mãe das crianças compre leite, roupas e promova o bem-estar delas.

As nossas “crianças” são os filhos da Comunidade Gileade, são novos convertidos, pessoas que estão perdendo a esperança em Deus, no amor, na vida, no futuro, na família e no homem.

“Também fecharam as portas do alpendre, apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santuário do Deus de Israel. II Cr 29:7 “

“Também soube que as porções dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores que faziam o serviço, tinham fugido cada um para o seu campo.”  Ne 13:10

Não queremos fugir da obra do senhor, mas fazer a obra para nós significa que temos que gravar pregações, elaborá-las e editá-las.

Depois dedicamos horas e horas, que nos custam muito dinheiro, porquanto a nossa empresa “Kairós Marketing & Projetos” funciona em nossa casa  e  vive da prestação de serviços de marketing e elaboração de Projetos, por isso, ao nos dedicarmos tanto à propagação do evangelho cria-se um custo elevadíssimo em nossas vidas… Mas é claro que o assumimos com Alegria e amor, mas também com suór e lágrimas que os rombos financeiros causados por tirar do sustento de nossa família para sustentarmos a obra nos atinge. E tudo isto para cumprir a palavra que está em Romanos 10 que diz: E como ouvirão se não há quem pregue?

Jesus teve uma cruz para carregar, mas ele não a carregou sozinho. Simão, o cirineu (que vem da cidade de Cirene) teve o privilégio de carregar a cruz do Senhor em parte do caminho rumo ao Calvário.

Jesus disse: quem me ama tome a sua cruz e siga-me. Fizemos isto, mas assim como o Senhor, precisamos dividir o peso dela com os verdadeiros cristãos. Pois é necessário que cada um pegue uma viga para que a casa do senhor seja erguida e seja ampla.

” Os filhos dos profetas disseram a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face é estreito demais para nós.   Vamos, pois até o Jordão, tomemos de lá cada um de nós, uma viga, e ali edifiquemos para nós um lugar em que habitemos. ” II Reis 6:1-2

Em I Coríntios 9:7 , São Paulo pergunta se é admissível que um soldado vá para a guerra à sua própria custa ? Ou seja, um único soldado, compra a sua própria arma, o cantil de água, os mantimentos, a munição para a arma e diz: “irei sozinho contra todo o exército inimigo!”

Hoje não encontramos muitas pessoas fiéis a Deus, apenas muitos simpatizantes da obra, ou seja, pessoas que nos dizem: “Vocês estão indo para a guerra contra Satanás? Parabéns! Espero que sejam bem-sucedidos” e Mesmo dispondo de muitos recursos, não contribuem em nada com a obra que Deus tem, chamada Comunidade Cristã Interdenominacional Gileade.

Hoje, na vida das pessoas, há dinheiro para vídeo-game, dinheiro para restaurantes, manicure, cabeleireiro, mas esta parte de suas vidas, o sustento material da obra de Deus, está voltada para a Avareza que é o verdadeiro pecado da Idolatria, segundo Paulo.

A bíblia mostra também que esta hipocrisia nunca está desacompanhada, ao seu lado está a “dona arrogância”, que segundo o mesmo dicionário Michaelis significa : “Altivez, insolência,orgulho, presunção”.  Em outras palavras, essas pessoas, apesar de fecharem a porta da generosidade de seus corações a Deus, através de atitude prática e real de não doação, ainda acreditam que são pessoas “altamente espiritualizadas” por “não falarem em dinheiro”. Hipócritas, disse Jesus!

Assim aconteceu com Nabal, marido de Abigail, quando Davi com seus homens foi pedir mantimento para ele e para seus homens depois de muito tempo servindo de escudo entre saqueadores e o gado e as suas milhares de ovelhas .

No entanto, Nabal disse o seguinte: ” Quem é Davi, e quem o filho de Jessé? Muitos servos há que hoje fogem ao seu senhor.    Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e os daria a homens que não sei donde vêm? (I Samuel 25:10-11 ).

Assim como os homens na “Parábola dos Vinhateiros Infiéis” acreditavam que ao espancar aqueles que vieram pedir dos frutos da vinha em nome do Senhor por mais de uma vez, a vinha seria deles, assim falsos cristãos acreditam que possam negar “dar do fruto da vinha” ao verdadeiro dono dela. O senhor diz que mandou seus servos pedindo… e eles pensaram como Nabal: A minha vinha… O meu trabalho… Os meus funcionários…

As pessoas que não querem colaborar com a obra do Senhor, dizem com a mesma arrogância de Nabal: Não darei da minha conta, do meu dinheiro, do meu trabalho, dos meus bens…

A Comunidade Gileade passou muitos e muitos anos sem pedir um único centavo para sobreviver. Pecávamos porque não pedíamos sequer ofertas durante as reuniões, mas durante todos esses anos, assim como Davi fez com os bens de Nabal, assim nós fizemos para as pessoas que Deus nos confiou, servimos de escudo contra todo mal e ataques de Satanás contra elas.

Lembro me, por exemplo, da Irmã Márcia Bayer que estava sendo atacada em sua família por Satanás e durante a nossa oração, por ordem do Senhor nosso Deus, fizemos um círculo em volta dela e dissemos para Satanás: ” Demônio, em nome de Jesus Cristo nos pomos entre ti e esta família! Tiramos a tua autoridade e poder sobre a vida desta serva e dos seus amados. Não tens mais o poder de saquear ou destruir esta família. Assim como os montes estão em volta  de Jerusalém, assim o senhor está em volta de seu povo. Assim nos posicionamos entre ti e esta família, vai-te Satanás!”.

No fim da parábola dos Vinhateiros o que o senhor diz que vai acontecer com os vinhateiros que não quiseram devolver ao senhor dos frutos da vinha que estava arrendada a eles?

Disse Jesus: Serão destruídos e a vinha que estava (apenas) arrendada a eles será dada para outro.

  Chocante? para aqueles que escutavam Jesus também foi. Foi tão chocante que quando Jesus termina de contar a parábola, ao invés de dizerem “amém! que assim seja….!” Eles disseram : “que não seja assim! “… “que não seja assim! “… Ou seja um amém ao contrário ou um “não amém”. 

O que aconteceu com Nabal depois disso? O que aconteceu com ele depois de negar partilhar parte de seus bens com o escolhido de Deus?

As escrituras nos mostram que o Senhor o matou em apenas dez dias com um infarto e deu a sua mulher, as suas milhares de ovelhas, o seu gado e tudo o que possuía para outro.  Confirmando o que o senhor diz no final da parábola dos vinhateiros: ” O senhor da vinha os destruirá  e dará a vinha para outros…”

Ao se casar com Abigail logo após a morte dele, Davi recebe de Deus os bens de Nabal.

Esse é o tratar de Deus com relação a obra Gileade. Todo mês, eu e minha esposa assalariada gastamos cerca de dois mil reais somente com a sede da Comunidade, um salão com 150 metros quadrados onde recebemos as pessoas, louvamos e ensinamos os caminhos do Senhor. Recebemos pessoas para aconselhamento e fazemos as suas festas de aniversário naquele espaço.

Muitas pessoas podem contribuir com seus dízimos (Um centavo de cada dez que chegar até as tuas mãos), com ofertas de 30, 50, 100, 200,500,1000 reais ou mais, mas não o fazem por puro egoísmo e por duvidar que seja o Senhor nosso Deus falando que irá julgar seus servos como julgou os vinhateiros infiéis e como julgou Nabal. Não se trata de valor, mas sim de obediência à voz de Deus.

Satanás tem enchido as mentes humanas de raciocínios vãos para que não contribuam, pondo dúvida nos corações, mas convidamos a todos a verificarem se a palavra de Deus está realmente nos dizendo isto, especificamente estas duas passagens para entender que o Senhor nos julgará em breve, pois o julgamento começará pela a casa de Deus.

Muitos falsos cristãos nestes dias tem pensado apenas: estou ganhando bem, vou aumentar os meus “celeiros” e gozar a vida… por muitos anos vou me deleitar… E ainda: “ quem é Joanilson Rodrigues ou comunidade Gileade para que eu os ajude?… Tomaria eu dos meus bens e ajudaria esse que nem conheço direito?…”

Mas Deus lhe disse: louco! Esta Noite te pedirão a tua alma. Então o que tens preparado, para quem será? (Lc 12:19-20)

Sabe para qual é a resposta desta pergunta? Será para outro e não para você se não fores generoso para com Deus. Você passará tudo pelo o que lutou para outro que não teve trabalho algum para adquirir aquilo.

Jesus confirma isso dizendo: ” Assim acontece com aquele que  ajunta tesouro para si mesmo, mas não é rico para  com Deus”.

Faça a prova!

Que Deus, nosso senhor, nos julgue com todo o rigor se não trabalhamos com todo afinco para a difusão da obra do senhor e do evangelho que transforma vidas! É melhor Deus tirar a nossa vida do que vivermos enganando pessoas! Se você tem dúvida no seu coração de que esta é uma obra de Deus, então faça a seguinte oração ao Senhor:

“ Senhor, vos peço, que o mais cedo possível, risque esta obra da face da terra se estes que confessam ser seus servos não o são de fato.

Peço que tire a sua vida de entre os viventes se o objetivo deles seja enganar pessoas, roubar-lhes o dinheiro e se aproveitar delas… Tire a vida deles nos próximos dias! Eu sei que o senhor ouve a minha oração e irá me atender porque creio no seu nome!…

Mas caso eles sejam realmente vindos de ti, caso sejam teus emissários, quero contribuir para esta obra. Quero pedir perdão pela minha enorme hipocrisia e por haver deixado Satanás enganar o meu coração e também por eu haver deixado o meu egoísmo dominar o dinheiro e os bens que o senhor confiou temporariamente a mim.

Quero fazer um voto, oh senhor de contribuir com esta obra não apenas uma, mas quantas vezes forem necessárias para que a tua palavra possa chegar até onde eu não posso, que a tua palavra possa alcançar e salvar vidas, renovar famílias e relacionamentos, restaurar negócios arruinados, restaurar saúde enferma até mesmo daqueles que estão desenganados como o rei Ezequias que recebeu sentença de morte através do profeta Isaías que lhe disse que a sua doença era para morte,por conta das suas lágrimas o senhor reverteu a sentença e ele viveu mais quinze anos!

Óh pai, faça viver a mim e a minha casa, vou lutar e contribuir para o teu reino… Reconheço que os meus bens não são meus, eles são teus, oh Pai! Eu os devolverei com alegria sempre que precisares deles!

Toma minha vida em teu altar eu sou teu! Minha casa é tua! Meu passado é teu! Meu futuro e meu presente!

 Sejas comigo e não me deixes, oh pai! Sou teu hoje e para sempre! Quero viver para ti até o dia em que me encontrarei face a face contigo e habitarei na morada que preparaste para mim! Amém! Que assim seja!

Irmão, eu não quero, de forma alguma que você tire do sustento da tua família para ajudar obra nenhuma!

Em Mateus 15 Jesus fala que se o teu pai tiver necessidade, ajuda primeiro teu pai e depois você vai ajudar a igreja.

Seja responsável com aquilo que Deus confiou a você! Nós não estamos pedindo para você fazer empréstimo para nos ajudar ou para você lesar as finanças da tua casa, de modo algum! Não faça isto, nunca!

Mas dos bens que Deus confiou, nós sabemos que o dízimo é bíblico! Dez por cento! Ou seja: uma de cada dez laranjas, um centavo de cada dez centavos, no pouco e no muito! É algo proporcional ao que Deus confiou a você! E as ofertas, aquilo que estiver no teu coração que vai além do dízimo, você pode fazer! E eu tenho certeza absoluta que você vai ser abençoado por isto. Confie em Deus!

Contribua conosco! Abra o seu coração para este ministério.

_____________________________________________________

Doações

É importantíssimo dizer aos irmãos que não vivemos da Comunidade, mas sim para a Comunidade.

A Marília trabalha no tribunal de Justiça e eu, Joanilson, trabalho como professor e profissional de Marketing, portanto servir a Deus nesta obra que é a Comunidade Gileade nos custa muito mais tempo e dinheiro que aos membros porque,  além de trabalharmos regularmente como todos os demais irmãos, temos família e pessoalmente nos dedicamos a todos os múltiplos aspectos da obra de Deus. 

 Apesar da cruz que nos foi dada, carregamos e a carregaremos com alegria de servir e alegrar ao Senhor com a doação de nossas vidas.

Orem  por nós, irmãos, para sermos ainda mais abundantes na obra do Senhor.

Você foi abençoado com o que recebeu nesta página? Então agradeça a Deus e compartilhe com outras pessoas, para que elas sejam abençoadas também!

Se puder, abençoe nosso ministério, o qual não é financiado ou patrocinado por nenhuma igreja, por isso, dependemos da Generosidade de corações como o teu.

Agora você pode ajudar o Ministério ” Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues ” com Depósito  PAGSEGURO do UOL, que é  uma empresa confiável para pagamentos Nacionais e Internacionais.

Você pode escolher a melhor forma de fazer a sua doação (de qualquer valor) de qualquer lugar do mundo:  Cartão de Crédito – Cartão de Débito – Boleto Bancário. Basta clicar na imagem abaixo e seguir as instruções.

Caso não queira doar pelo PAGSEGURO, por favor,  visite a seção Doações.

LEMBRETE

Lembramos que não ficamos de posse de nenhum de seus dados, pois toda doação é feita diretamente ao PAGSEGURO e a quantia que você nos doar, só nos será repassada por eles após 14 dias de sua efetuação, quando expira o prazo para cancelamento de doação.

Você não conhece o PAGSEGURO? É uma empresa da UOL  e é totalmente confiável na qual você poderá fazer a sua doação sem receio algum, pelo método que melhor lhe convier, mas se desejar mais informações prévias sobre o seu funcionamento e idoneidade antes de efetuar a sua doação, por favor acesse as seguintes páginas:

1- PAGSEGURO em português:    https://pagseguro.uol.com.br/sobre_o_pagseguro.jhtml

2- PAGSEGURO in English:

https://pagseguro.uol.com.br/en/how-it-works.html

Anúncios