Quem somos

Ministério Joanilson Rodrigues    &  Marília Rodrigues

Em Agosto de 2011, nos tornamos um Ministério de Evangelização pela Internet nos valendo de diversas mídias digitais. Dedicamo-nos a viver em simplicidade a nossa fé como membros de uma igreja local e a difundir a palavra de Deus pela Internet.

Em  fevereiro de 2012 voltamos para o Grupo familiar onde nascemos espiritualmente para Deus no fim dos anos 80, obedecendo ao tratar que Deus teve conosco no livro de Jeremias 46;16b, que diz: “…Levanta-te, e voltemos ao nosso povo, e à terra do nosso nascimento, por causa da espada que oprime. “

Também, em confirmação, ao ouvirmos pela Internet a pregação de Harold Walker que disse: ” Não há problema em estar sozinho ou exercer um ministério sozinho… o problema vai começar quando Deus ordenar a você que retorne e se ajunte de novo ao povo e você o desobedece preferindo a solidão do que a comunhão…”

Fazemos, com muita alegria, parte do Grupo em São Paulo que tem suas origens em Barueri nos anos 70. Somos um casal de professores que tem dois filhos:  Lucas e  Pedro, nossos maiores tesouros nesta terra.

Sofremos algumas tragédias familiares, mas Deus sempre foi conosco. Lutamos pelas famílias e nosso ministério basicamente consiste em amparar e aconselhar pessoas.

 Temos todas as terças feiras uma reunião familiar em nossa casa às 20h00min na qual oramos e intercedemos por pessoas. Aos sábados há uma outra reunião que acontece na casa dos Irmãos Oayt e Eliane Benevides ou Dorival e Katia as 18h00min.

Nós queremos sugerir  fortemente o vídeo gravado no ano de 2006: Palestra sobre o Ecumenismo, fruto de um árduo debate na REDE INTERNACIONAL DE TV (RIT) para que entendas, pelo menos parcialmente, a visão da Comunidade Cristã Interdenominacional Gileade que, em resumo, não se trata de uma igreja, mas sim um ministério cristão de difusão gratuita da palavra de Deus pela Internet.  Na prática, sabemos que 99% dos cristãos não querem viver jamais o ecumenismo e durante os anos em que nos dedicamos a esta causa, acumulamos várias tentativas fracassadas de celebrar o amor e a unidade Juntos. Fomos rejeitados tanto por católicos como por evangélicos. Irmãos que podiam nos ajudar, viraram as costas para nós e nos mostraram que o contrário do amor, não é o ódio, mas sim o desprezo.

Realmente não entendemos todo o propósito do Senhor, mas desistimos parcialmente desse mover. É remar contra a maré. Escrevemos diversas vezes para o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) que jamais respondeu, nem como entidade, nem seus diretores individualmente a quem foram enviadas as inúmeras mensagens e solicitações.

Em contrapartida,  no período de 24 a 26 de Agosto de 2012, ocorreu no sítio do Grupo o encontro “ENCRISTUS” que celebrou a Unidade e ficamos felizes com isso.

Abaixo segue o material sintetizado do que pensamos sobre o ecumenismo verdadeiro, mas que descobrirmos tratar-se de uma utopia possível, mas improvável.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo 

_________________________________________________________

História

                   

Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues, Casados desde 1994 na paróquia sagrada Família pelo então Diácono Marcelo Rossi, têm formações distintas. Marília Rodrigues é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Mackenzie e atuou no magistério por mais de dezessete anos e após passar em concurso público, trabalha no Tribunal de Justiça em São Paulo.

Joanilson Rodrigues tem uma formação eclética (Educador com Bacharelado em Educação Física, Administração e Marketing) e você poderá conhecer mais de sua atuação na  seção  “Joanilson Rodrigues com personalidades “, no subtópico da seção “Mídias”

Fundadores e líderes da Comunidade Cristã Interdenominacional Gileade participaram por muitos anos (1989-2000) de um Grupo de Células Familiares que foi iniciado ainda nos anos 70 na região de Barueri (grande São Paulo).

Este Grupo surgiu com a espiritualidade da Renovação Carismática que na década de 70 começava a crescer no Brasil, tanto na Igreja Católica quanto em denominações evangélicas que adotou o nome “Pentecostal” posteriormente.

O Movimento Carismático primava pela intimidade com o Espírito Santo. O Concílio Vaticano II pôde propiciar esse nascimento na Igreja Católica . Entre os evangélicos só floresceu porque propiciava o crescimento e a intimidade das pessoas com o Espírito Santo de Deus nas suas próprias denominações.

Na região de Barueri uma senhora, líder Católica, chamada Elza casou-se com um presbiteriano chamado Ofini Franco.

 No início do movimento tiveram ajuda e orientação do Padre americano Eduardo Dougherty – de Campinas (TV Século 21).

Pela grande perseguição que tiveram dentro da Igreja passaram a se reunir somente nas casas sem jamais deixar de freqüentar as missas e ajudar na igreja. Essa célula familiar cresceu e surgiram dezenas delas na região de Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Sul de Minas, Mogi Mirim entre muitas outras localidades.

 Eram muito lindos os retiros que participávamos, pois Bispos e padres Católicos participavam junto com pastores e líderes evangélicos sem qualquer tipo de proselitismo. Esse grupo jamais quis se tornar uma nova denominação.

 Elza continuou católica e Franco continuou Presbiteriano e os filhos que nasceram dessa obra conviviam muito bem entre si .

Há um livro escrito por Maurício Bronzatto Chamado “Mãe de muitos filhos”(editora Incenso) que conta em detalhes essa história.

Durante o tempo em que permaneceram na obra, Joanilson e Marília Rodrigues foram evangelizados em uma célula familiar pela Família Cabral, no bairro de Vila Santa Catarina em São Paulo e pelo padre Jorge Hermes que é um dos mais ungidos homens de Deus de todos os tempos.

Hoje a Comunidade Gileade não está ligada administrativamente ao Grupo de Barueri, mas é profundo o quão marcados Joanilson e Marília foram por essa obra .

Atualmente Padres, líderes e pastores amigos são convidados a pregarem na Comunidade também.

Entenda a Nossa Fé

Cremos na bíblia como nossa única regra de fé e cremos na palavra que diz que “O vento sopra onde quer… Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. (Jo 3:8)

A Comunidade Gileade luta para se transformar em uma “Comunidade com propósitos” baseada no mover “Uma Igreja com propósitos”, de Rick Warren!  Apesar disso, não somos uma igreja evangélica no sentido denominacional ! Comum unidade! Comunidade e não igreja  no sentido denominacional!

Procuramos deixar claro o objetivo da comunidade em ser uma comunidade de Católicos que amam evangélicos e evangélicos que amam católicos, nunca uma igreja, uma nova denominação.

Apesar disso, alguns membros de nossa Comunidade, com o passar do tempo se esquecem disso e há uma tendência de “Crise de identidade de alguns membros e até de líderes,” o que é um fenômeno bastante comum neste tipo de comunidade.

Depois de algum tempo participando, adorando ao nome santo de Jesus Cristo, buscando a comunhão com o Espírito Santo de Deus e a santidade em todas as áreas de nossa vida, se alimentando diariamente da palavra e apresentando a Deus orações e petições, alguns participantes da comunidade podem se perguntar: Eu sou católico ou sou evangélico? Não conseguem dizer apenas: eu sou cristão, eu sou de Cristo. Isso não basta para eles. Há neles uma forte necessidade de confessar uma crença denominacional para ao mesmo tempo negar outra. Isso não é de forma alguma algo negativo em si, ao contrário, pois ao aceitarmos Jesus Cristo precisamos fazer uma renúncia clara ao espiritismo, a Satanás, às suas obras e sua doutrina. Ao mesmo tempo, vemos como algo negativo o sectarismo cristão.

O mesmo  rompimento aconteceu, de tempos em tempos, no grupo de Barueri  que sucessivamente sofreu deserções e quebra de alianças, episódios que certamente causaram dor, perplexidade e sofrimento também a eles. Atualmente, observando a estrutura das congregações no cenário brasileiro é ainda mais compreensível que as pessoas sintam dificuldade em separar dogmas da palavra de Deus, liturgia de vida espiritual e se apeguem muito mais aos aspectos que separam os cristãos do que aqueles que os unem.

Amar o Corinthians, mas não amar o Futebol

Há poucos dias ouvimos, na rádio CBN de São Paulo,  o comentarista de Futebol Juca Kfouri falando sobre o jogo entre Corinthians e São Paulo no qual o goleiro Rogério Ceni marcou o seu centésimo gol. A repórter Fabíola Cidral perguntou a ele se os Corinthianos gostaram do “grande futebol” apresentado pelas duas equipes nesse jogo histórico que teve o magnífico gol do Rogério Ceni. O Juca respondeu-lhe o seguinte: “Fabíola, Corinthiano não gosta de futebol, gosta só do Corínthians“.

Ficamos pensando muito sobre esta frase e o Espírito Santo de Deus falou ao nosso coração que muitos evangélicos brasileiros não gostam do Cristianismo, gostam do movimento evangélico e muitos católicos, igualmente, não amam o cristianismo, amam apenas o Catolicismo.

Da mesma maneira que o Corinthiano irá responder que gostar do futebol é gostar somente de seu time, assim o católico tradicional irá dizer que viver o cristianismo é viver a sua religião Católica isoladamente e, por não terem a eucaristia, os evangélicos não têm Jesus. Da mesma forma o evangélico tradicional que aprendeu que  católico é idólatra e que o Papa é a besta do apocalipse, acreditará que cristianismo verdadeiro não pode incluir católico. As comparações que Jesus fez sobre os samaritanos desmentem isso, pois há uma analogia direta entre Jerusalém e Samaria e entre o Catolicismo e o protestantismo.

Esse provincianismo religioso que vemos atualmente é o mesmo do futebol. Provoca tantas paixões quanto agressões e sentimentos de desprezo e incompatibilidade de comunhão mútuas.

Há comunidades ecumênicas na Internet com mais de 8 mil membros virtuais que nunca sequer promoveram um único encontro ecumênico, pois seus membros não suportariam sair da zona de conforto e abraçar um irmão de crença doutrinária diferente ou muito menos orar com ele em um mesmo lugar.

É muito diferente ver por exemplo um torcedor americano de basket. Um torcedor do Lakers de Los Angeles era capaz de aplaudir e se emocionar com as fantásticas jogadas do Michael Jordan do Chicago Bulls. Por quê? Por amar ao basket mais do que o seu próprio time. Infelizmente no coração brasileiro não há este sentimento, ao contrário, lembramo-nos de um garotinho que usava a camisa de seu time de futebol em São Paulo  e ficou cego  de um olho ao ter o carro, em que estava sentado no banco de trás, atacado por torcedores de um time rival na porta do estádio do Morumbi. Hoje o cenário cristão brasileiro é exatamente assim, para a tristeza do coração de Jesus.

A palavra de Deus conclama o povo a cumprir a vontade de Jesus

Esse cristianismo hipócrita de meia tigela nos envergonha profundamente e com toda certeza, entristece o coração de Jesus e contradiz sua oração sacerdotal do capítulo 17 do evangelho de João.

As escrituras  Também nos ensinam: “

“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos”  I João 2.9-11; é um homicida: “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele” I João 3.11-15.

E você sabe o que dirão religiosos evangélicos e católicos a esta  frase?  Dirão: “eu não odeio,não…….. eu só o desprezo! Que ele fique lá longe de mim e eu longe dele, se vivermos assim estaremos em paz…. “

Mas o senhor nos ensina QUEM NÃO AMA PERMANECE NA MORTE. Existe amor  à distância? Amor é viver cada um na sua vida? É esse o modelo do senhor Jesus Cristo?

 O apóstolo João nos dá a resposta a esta pergunta em I João 3:18  ” Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.”

 

Analogia Direta

No antigo Testamento, as tribos de Rúben e Gade foram para a região de Gileade afim de trabalharem com gado; A terra era propícia à prosperidade e expansão do rebanho, pelas ricas pastagens e fertilidade.

 Os líderes dessas duas tribos, antes da conquista da terra prometida, foram até Moisés e pediram para não herdarem a terra que estava além do Jordão. Como a terra de Gileade era muito boa para a criação de gado e isso eles tinham em abundância, não queriam herdar a mesma terra que seus irmãos iriam herdar depois das batalhas que travariam.

 Essa atitude foi confundida com deserção, que é o ato de um soldado abandonar o exército para o qual foi convocado a lutar. Então eles explicaram para Moisés que não era isso, não! De forma alguma eles fugiriam da batalha,ao contrário: eles iriam na frente do exército até que seus irmãos possuíssem a terra. (Nm 32)

 Muito mais tarde, no livro de  Josué, a bíblia conta da entrega da terra de Gileade a eles e também à meia tribo de Manassés porque cumpriram o que prometeram (Js 22).

Hoje, alguns cristãos, da mesma forma, não entendem o Chamado da Comunidade Gileade e pensam erroneamente que por não reproduzirmos fielmente o modelo de igreja que eles aprenderam, herdaram, vivem e praticam, estaríamos abandonando-os ou desertando do verdadeiro chamado cristão. Mas ao Contrário, um de nossos propósitos é irmos na frente de batalha conquistando terreno para Deus em todas as áreas.

“REBATIZAR” E “RECASAR”

Alguns evangélicos que participaram na comunidade casaram-se na igreja Católica, outros resolveram sair por conta da questão polêmica do batismo: Queriam “batizar nas águas” cada novo membro, mesmo que ele afirmasse já ser batizado.  Há um livro fantástico que aborda a nossa visão sobre o assunto, intitulado “Lavados, mas não limpos!escrito por nosso amigo Juarez Gomes, com primeira publicação em junho de 2000, da Editora Incenso pertencente ao grupo de Barueri, citado acima em nossa história.

Cremos numa só fé e num só batismo, portanto quem não é batizado deve sim sê-lo, mas quem já é batizado em uma igreja Cristã não deve se “re-batizar” ou “re-casar”.

O CONIC (Conselho Nacional das igrejas Cristãs) que reúne a igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Metodista, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Luterana e a Igreja Anglicana tem um acordo de aceitação mútua de batismo de pessoas provenientes dessas instituições. Nós cremos na visão do CONIC.  No entanto, igrejas pentecostais e neo-pentecostais como a Assembléia de Deus, Igreja Batista e outras não aceitam o batismo católico e diz que a pessoa precisa ser re-batizada ou fazer uma nova cerimônia de casamento se houver casado na igreja católica, o que para nós é um verdadeiro absurdo e uma questão secundária do ponto de vista de Deus. Nossa contraposição possui  fundamentação bíblica,  a qual não convém discorrer neste instante, mas poderemos fazê-la num futuro próximo.

Desprezo Mútuo

Sabemos que há ódio e desprezo mútuo, muitos evangélicos são educados assim, outros católicos também, é mesmo algo cultural e que certamente entristece o coração de Deus.

Há escândalos de pedofilia principalmente na Igreja Católica, sabemos, mas também muitas igrejas evangélicas são varridas por escândalos morais e financeiros.

Enquanto isso, a palavra de Deus diz: “Examinai a Tudo e retenhas o que é bom“, entretanto alguns evangélicos afirmam que não há nada de Bom na igreja Católica e vice-versa.  Em uma formatura ou em um momento de dor (O grave acidente da Air France, por exemplo que matou quase 200 pessoas), um padre e um pastor não podem jamais orarem juntos num mesmo lugar?

Ecumenismo Cristão não é sincretismo nem tampouco mistura de religiões! Pessoas despreparadas ou mal intencionadas difundem essa mentira. Cuidado com os lobos vestidos em peles de ovelhas!

Chamado Paulino

Em I Coríntios 9: 21-23, São Paulo mostra qual é a nossa vocação na Comunidade Gileade:

“Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível.Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei…a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei.22. Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. 23. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante. ” 

Vivendo assim, podemos perguntar:  São Paulo era hipócrita? Certamente que não! Pois nem nós somos!

Acredite: se você não consegue viver esse mover (Católicos que amam evangélicos e evangélicos que amam católicos) A Comunidade Gileade não é para você !  Respeitamos a tua fé e o teu modo de pensar! Sejas abençoado onde estás !

Deus te abençoará na obra cristã em que serves do teu jeito ! Cremos nisto!

Não queremos tirar Cristãos das igrejas em que servem a Deus, mas queremos ser uma voz autônoma que pode dizer com liberdade todos os tratares de Deus aos corações dos homens e principalmente aos nossos porque, de acordo com a primeira carta de  Pedro , seremos os primeiros a serem julgados. Nós queremos pregar sobretudo  para os que estão “sem igreja” como uma voz que clama no deserto: ” arrependei-vos e voltai-vos para o Senhor”, mas também para aqueles que estão em igreja, mas se sentido fracos e feridos em sua caminhada ou ministério.

Queremos ser sim um bálsamo no coração daqueles que estão decepccionados com igreja ou até mesmo com Deus.

Problema Mútuo

Nós não acreditamos na arrogância evangélica que chama a igreja católica de “Babilônia” e  que apregoa que Católicos não serão salvos porque estão naquela Instituição. Para sustentar essa visão, vemos as palavras finais de Eliseu a Naamã no II livro de Reis 5:15, em Atos vemos o asco de Pedro antes de visitar Cornélio (Atos 10:23-48), vemos Jesus se propondo a ir até a casa do Centurião para curar o seu servo (Mt 8:5-13), o que era abominável para os judeus, mesmo depois da morte e ressureição de Jesus.

A prostituição não é uma exclusividade da igreja Católica.  A prostituta narrada no livro do apocalipse está bêbada do sangue de mártires e de testemunhas de Jesus, não de vinho. Muitos homens de Deus têm se prostituido: Pastores evangélicos, padres católicos, ateus, políticos e pessoas comuns. Chamar a Igreja Católica Apostólica Romana de babilônia é minimizar e inocentar a todos os demais.

O Senhor é fundador tanto da igreja Católica quanto do Protestantismo, não se pode negar nem uma coisa nem outra. Mas para os evangélicos que insistem em apontar a igreja Católica como sendo a única prostituta, contradizemos essa visão equivocada com o texto do capítulo 23 do livro de Ezequiel  que fala de duas irmãs, Oolá e Oolibá (Samaria e Jerusalém) que foram esposas do mesmo Marido, mas ambas se prostituiram.

Afora as paixões que o tema desperta, sabemos que, em alguns instantes, tanto a Igreja Católica quanto a Igreja Evangélica infelizmente se prostituiram, sim. Essas duas irmãs descritas por Ezequiel no antigo testamento como sendo “Samaria” e “Jerusalém”, representam no novo as duas grandes vertentes do Cristianismo, mas sabemos que o senhor não desiste delas.

Vemos Jesus falando de misericórdia e não de sacrifícios e vemos em contra partida religiosos crendo que a salvação é uma “vacina que tomaram quando aceitaram a Jesus“. Nem todo o que me diz senhor, senhor… Entrará no reino de Deus!

 Cremos na misericórdia do Senhor Jesus Cristo. São os doentes que precisam de médico.

O erro religioso está também na arrogância daqueles que se dizem conhecedores da escritura. Os fariseus também a conheciam e Jesus dizia para que o povo fizesse o que eles diziam, mas não o que eles faziam.

Algumas questões doutrinárias não eram claras nem nos tempos dos apóstolos, quanto mais nos dias atuais. Em Galátas (Capítulos 2 e 3), por exemplo, Paulo diz que os Apóstolos de Cristo acreditavam que os novos convertidos deveriam circuncidar-se. Paulo refutava veementemente essa posição, embora não tivesse ” sustentação nas escrituras”, pois o próprio Senhor Jesus foi circuncidado ao 8º dia.

Enquadrar a Igreja Católica Apostólica Romana (como instituição), por exemplo, no texto de Apocalipse  é um erro comum. Adventistas do sétimo dia, por exemplo querem dizer que o Papa é o 666 (VICARIUS FI LII DEI= 5+1+100+1+5+1+50+1+1+50+1= 666) CONTUDO IU(e não IV)= 4 e não 1+5, portanto o certo é 664 e não 666.

 Isto é subjetivo, pois outros nomes podem dar 666 se computados os valores numéricos de suas letras: ELLENGOULDWHITE= 50+50+5+50+500+5+5+1=666 *(W=5+5)=(V+V) A babilônia do Apocalipse é a prostituição, não a Igreja Católica Apostólica Romana.

Ecumenismo genuíno não faz Mix de religiões, apenas prega a palavra de Deus… e com muitas lágrimas, labor e incompreensões, é isso o que nós fazemos!

Oramos ao senhor nosso Deus para que você nos ame, nos compreenda e, quem sabe, seja mais um conosco nesta obra de evangelização ( publicação das “boas novas” do senhor).

Ouça esta mensagem em áudio que resume um pouco do que foi explanado nesta página

Clique na mensagem para baixar o áudio

Entre os anos de 2004 e 2011 Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues dedicaram as suas vidas a esta obra chamada Gileade. Em Agosto de 2011 voltaram-se para o cuidado exclusivo dos filhos Lucas e Pedro e a pregar como convidados em grupos de oração e diversas igrejas. Hoje servem a Deus no Grupo familiar onde nasceram espiritualmente para Deus. Quando convidados pregam também em outros ministérios e atuam propagando a palavra de Deus pela Internet.

 Se puder e for abençoado por este site,por favor,  contribua com este ministério.

Assista a esta animação abaixo que é uma grande crítica às divisões religiosas que separam cada vez mais os cristãos.

Você foi abençoado com o que recebeu nesta página? Então agradeça a Deus e compartilhe com outras pessoas, para que elas sejam abençoadas também!

Se puder, abençoe nosso ministério, o qual não é financiado ou patrocinado por nenhuma igreja, por isso, dependemos da Generosidade de corações como o teu.

Agora você pode ajudar o Ministério ” Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues ” com Depósito  PAGSEGURO do UOL, que é  uma empresa confiável para pagamentos Nacionais e Internacionais.

Você pode escolher a melhor forma de fazer a sua doação (de qualquer valor) de qualquer lugar do mundo:  Cartão de Crédito – Cartão de Débito – Boleto Bancário. Basta clicar na imagem abaixo e seguir as instruções.

Caso não queira doar pelo PAGSEGURO, por favor,  visite a seção Doações.

LEMBRETE

Lembramos que não ficamos de posse de nenhum de seus dados, pois toda doação é feita diretamente ao PAGSEGURO e a quantia que você nos doar, só nos será repassada por eles após 14 dias de sua efetuação, quando expira o prazo para cancelamento de doação.

Você não conhece o PAGSEGURO? É uma empresa da UOL  e é totalmente confiável na qual você poderá fazer a sua doação sem receio algum, pelo método que melhor lhe convier, mas se desejar mais informações prévias sobre o seu funcionamento e idoneidade antes de efetuar a sua doação, por favor acesse as seguintes páginas:

1- PAGSEGURO em português:    https://pagseguro.uol.com.br/sobre_o_pagseguro.jhtml

2- PAGSEGURO in English:

https://pagseguro.uol.com.br/en/how-it-works.html