Chamando à existência coisas que não existem

Texto de Joanilson Rodrigues

Deus no princípio criou do nada o mundo e tudo o que nele há. Pela sua poderosa palavra ele criou os céus, os mares, o universo, a fauna, a flora e também o homem.

Quando o Senhor nos criou, nos fez à sua imagem e semelhança. Precisamos entender primeiramente que nós não podemos ser semelhantes à Deus nem em sua Onipotência,
Onisciência  ou Onipresença, mas podemos ter seus atributos morais ( Bondade, amor, misericórdia, etc) e uma certa capacidade criadora.

É notório que o ser humano pode” inventar” coisas, criar produtos, aparelhos, conceitos, e muitas coisas que podem edificar e transformar a vida de pessoas, mas ao mesmo tempo as suas criações podem destruir totalmente coisas que já existem.

O poeta Paulo Eiró disse: “O homem sonha monumentos ,mas só ruínas semeia para a pousada dos ventos”.

A bomba atômica é um exemplo da capacidade destruidora do homem. As armas de guerra estão cada vez mais letais.

Ao mesmo tempo, o homem é capaz de criar medicamentos que curam ou trazem alívio à dor de pessoas. Cientistas trouxeram à existência coisas que “não existiam” antes de inventarem ou “descobrirem” ( existia, mas estava encoberto ao conhecimento de todos).

Antes que ela exista de fato, o homem  pode criar a reconciliação com alguém que ama , mas que por algum motivo está distante,  desejando-a  e “gerando-a” em seu coração, orando por isso e buscando de fato a aproximação. A reconciliação  (e outros atos divinos ou humanos) deve ser chamada à existência, antes de existir em nossa realidade, por exemplo. Como? Nós devemos chamá-la à existência, plantando-a em nossa mente, alma e espírito.

Eu e minha esposa tivemos a graça de orar a Deus pela existência de nossos filhos antes que eles existissem e fossem gerados. Literalmente os geramos em nossos corações antes de gerá-los no corpo físico e o Senhor nos presenteou com dois lindos meninos, o Lucas e o Pedro.

Quando um pai diz ao um filho quando criança: ” Você não é nada e não vai ser nada nesta vida!” Na verdade ele está trazendo a existência no presente algo do futuro que ainda não ocorreu, mas que a partir da confissão de sua boca pode começar a existir na mente daquela criança em forma de baixa autoestima.

Quando oramos pelos pecadores precisamos trazer à nossa mente e ao nosso coração a sua conversão. Ela ainda não ocorreu e embora a nossa mente possa dizer que é improvável que isso ocorra, trazemos à existência através da oração da fé e o Espírito Santo de Deus que tem a missão de “Convencer” vai trabalhar para que isso de fato venha a existir, pois a fé é a firme certeza de coisas que não se vêem, mas que se espera que aconteça.( Hb 11)

Este é um simples resumo que quer trazer à luz da palavra de Deus estes aspectos para termos uma vida compatível com a vontade de Deus e chamarmos a existência não o mal, mas o bem que está no coração e na vontade de Deus.

1- O homem pode escolher se vai usar a mente para criar ou destruir ( II Co 10:5)

Diz a Palavra de Deus: ” Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo; ” 2 Coríntios 10:5

2- Deus dá a escolha ao homem sobre qual dos dois caminhos ele escolherá: o da Destruição ou da edificação/ o da morte ou da vida (Dt 30:19)

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”

A escolha da porta larga ou estreita ( Mt 7:13)

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;” Mateus 7:13

3- As nossas palavras podem construir ou destruir com a vida de outros, bem como   as nossas palavras podem construir ou destruir as nossas próprias vidas ( Tiago 3)

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:2-18

Se puder , ouça a Ministração em áudio sobre o Poder das Palavras clicando neste Link abaixo. Não se esqueça de ligar o som. É uma palestra em MP3 ministrada no ano de 2008. Depois podes voltar para esta página.

http://comunidadegileade.files.wordpress.com/2010/08/a-guarda-da-lingua-e-o-poder-das-palavras_-joanilson-rodrigues.mp3

5-       As nossas atitudes podem construir ou destruir ( sexo, drogas, agressões, abraço, afeto,  compaixão, audição). A bíblia chama essas atitudes de “Obras“. Então certamente o que pesa no nosso relacionamento com Deus não é somente o que cremos, mas o que fazemos e são estas atitudes que nos serão cobradas pelo altíssimo. Repare nos versículos abaixo.

“E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. “Apocalipse 2:23

“Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho. “Jó 34:11

“Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. “Mateus 16:27

“Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; Jeremias 32:19

“Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. “Jeremias 17:10

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. “2 Coríntios 5:10

“E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.” Jeremias 35:15

6-       A visão profética deve chamar, pela fé,à existência coisas que (ainda)não existem. Ou seja, realidades ainda não palpáveis( que não dá para tocar), coisas que não existem. Um bebê para um casal estéril, ainda não existe.

Um filho liberto das drogas pode ser uma realidade ainda não palpável. A Volta aos estudos e a obtenção de um diploma podem estar muito distantes do que cremos. A reconciliação com alguém que se ama.

Tudo isso pode vir a existir se o Senhor nosso Deus determinar. Não nós. Não podemos esquecer que não somos nós que determinamos, mas sim Deus que o faz, contudo devemos estar atentos para professar com nossos lábios quando ele assim determinar porque o que quer que “chamarmos à existência deve estar de acordo com a palavra de Deus e seus propósitos”. Não é Cabala, que acredita que a simples repetição de palavras possam fazer as coisas acontecerem e o universo se mover. Não é isso.

De Deus vem todo o poder, mas ele escolheu fazer o homem participar da ordem em seus desígnios. Vejamos esta passagem:

” Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.

Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. ” Ezequiel 37:1-14

Repare que Deus não ordena que o profeta “saia da frente” para ele (Deus) fazer a obra, mas ao contrário, ordena a Ezequiel que profetize. Profetizar é chamar a existência coisas que ainda não existem.  Israel havia perdido a esperança e Deus ordena que o profeta chame a existência coisas que ainda não existiam. Esse é o tema principal deste meu estudo para você, amado leitor. O meu desejo é que você recupera a sua esperança em Deus.

Lembre-se de que não são os desígnios de nosso coração que farão se concretizar os nossos sonhos, mas sim os desígnios do Senhor.

Em breve, transcreveremos os demais versículos destas passagens abaixo.

Outras Passagens bíblicas fundamentais ( anote os versículos ao Lado):

1-       A criação de Deus  de todo o Mundo ( Gn 1)

2-       O poder da oração em espírito ( I Cor14)

3-       O acampamento vazio e os leprosos ( II Rs 7:2, 17)

4-       A visão de Elias sobre a grande chuva ( I Rs 18)

Você foi abençoado com o que recebeu nesta página? Então agradeça a Deus e compartilhe com outras pessoas, para que elas sejam abençoadas também!

Se puder, abençoe nosso ministério, o qual não é financiado ou patrocinado por nenhuma igreja, por isso, dependemos da Generosidade de corações como o teu.

Agora você pode ajudar o Ministério ” Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues ” com Depósito  PAGSEGURO do UOL, que é  uma empresa confiável para pagamentos Nacionais e Internacionais.

Você pode escolher a melhor forma de fazer a sua doação (de qualquer valor) de qualquer lugar do mundo:  Cartão de Crédito – Cartão de Débito – Boleto Bancário. Basta clicar na imagem abaixo e seguir as instruções.

Caso não queira doar pelo PAGSEGURO, por favor,  visite a seção Doações.

LEMBRETE

Lembramos que não ficamos de posse de nenhum de seus dados, pois toda doação é feita diretamente ao PAGSEGURO e a quantia que você nos doar, só nos será repassada por eles após 14 dias de sua efetuação, quando expira o prazo para cancelamento de doação.

Você não conhece o PAGSEGURO? É uma empresa da UOL  e é totalmente confiável na qual você poderá fazer a sua doação sem receio algum, pelo método que melhor lhe convier, mas se desejar mais informações prévias sobre o seu funcionamento e idoneidade antes de efetuar a sua doação, por favor acesse as seguintes páginas:

1- PAGSEGURO em português:    https://pagseguro.uol.com.br/sobre_o_pagseguro.jhtml

2- PAGSEGURO in English:

https://pagseguro.uol.com.br/en/how-it-works.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s