Batalha Espiritual

Todos os textos são de autoria de Joanilson Rodrigues, fique livre para copiá-los desde que sempre cite o autor (Joanilson Rodrigues) e a fonte ( www.comunidadegileade.wordpress.com). Você pode optar por ouvir esta pregação em áudio, clicando AquiBatalha Espiritual

Por Joanilson Rodrigues / Estudo baseado no livro de Neemias,

O que é Batalha espiritual?

Segundo a Pastora Valnice Milhomens em seu livro personalidades restauradas, depois de se converter a Jesus Cristo, nosso espírito é recriado imediatamente através do batismo no Espírito Santo, mas a nossa personalidade não.

É comum vermos pessoas “convertidas” com atitudes do velho homem.

Essa reconstrução pode levar uma vida inteira e se trata de uma verdadeira batalha entre o nosso velho ”eu” e o novo ser interior criado à imagem e semelhança de Deus, pois “ a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4.18)

O estudo foi dividido em seis estágios (ou seis estratégias) dessa luta. Mostra como o inimigo age e o que devemos fazer em cada fase para obtermos a vitória em Deus.

O objetivo é capacitar vocês, os servos de Deus, para obter vitória no objetivo de se tornar, a cada dia, semelhante a Jesus Cristo em sua personalidade.


1º estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

 O que acontece? Ira do maligno, indignação,escárnio e zombaria. Satanás zomba e diz que é impossível acontecer esta restauração.

 O que fazer para vencer essa estratégia satânica?

  Devemos apresentar o escárnio diante de Deus, mas não nos vingarmos por conta própria.

 A restauração do muro de Jerusalém, por Neemias se completou até a metade. Ela é gradativa e não se faz do dia para a noite.

 2ª Estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

 O que acontece?

 Ira e ameaça de “ataque surpresa” do inimigo.  Neemias foi ameaçado.

 O que fazer para vencer essa estratégia satânica?

 Nessa fase, diante de tantas ameaças de Satanás, o povo começa a se abater, desfalecem as suas forças que chegam a afirmar que será impossível acontecer essa restauração em suas vidas.

 É típico dessa fase da batalha, olhar para o passado e sentir pena de si mesmo (Estado de auto-comiseração) e tal sentimento, se persistir, será um atalho para o fracasso. É quando se pensa: o que eu passei, ninguém jamais passou! Coitado de mim!  Não podemos jamais baixar a guarda depois de obter alguma vitória temporária, pois o ataque de Satanás será sem aviso prévio e na forma de “golpe baixo”.

  3º estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

 O que acontece?

Satanás se organiza e se coliga, mas não atacará se perder o “elemento surpresa”.

O que fazer para vencer essa estratégia satânica?

O povo deve vigiar tendo uma mão na pá (o trabalho contínuo de restauração)  e a outra na espada (a palavra de Deus), indicando trabalho perene na restauração ( perseverança) e na oração (vigiar).

 Nesta fase, devemos lembrar dos motivos para continuarmos a nossa restauração (nossa família, filhos, irmãos, ou seja, quem será beneficiado com a restauração).

 Neemias e os homens de fé praticaram a vigília da noite!  A importância de ter alguém vigiando (orando por você) quando você estiver dormindo é enorme!  A igreja existe para interceder. Devemos pedir oração por nós em nossa retaguarda (a parte de trás de um exército) que são os momentos quando estamos trabalhando, ocupando as nossas mentes com projetos profissionais ou acadêmicos, enfim, cuidando das “urgências da vida”.

 4ª estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

 O que acontece?

Satanás simula uma trégua e diz querer um “acordo”. É a fase da sedução para interromper a nossa restauração. Neemias não interrompe a obra e também não faz coligação. Devemos discernir que não há comunhão da luz com as trevas e não pode haver. Nunca faça aliança com o mal. Não desvirtue a excelência do evangelho pregado a você.

5ª estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

O que acontece?

Calúnia e Chantagem. Acusam Neemias de querer derrubar o rei e estabelecer um novo reinado. Satanás se utiliza desta estratégia quando percebe que você não quis fazer aliança ou acordo com ele.

 O que fazer para vencer essa estratégia satânica?

Ignore. Não se preocupe com a imagem que Satanás diz que os outros terão de você.

O que importa é a visão que Deus tem de você. Quando a preocupação com a tua própria imagem estiver adiante da tua preocupação com os propósitos de Deus, Satanás tentará te induzir ao erro. Lembre-se de que ” a voz do povo não é a voz de Deus”. Só para citar um exemplo: Quando Pilatos perguntou à multidão quem deveria ser livre, Jesus ou Barrabás, a Multidão gritou o nome de Barrabás.

6ª estágio da Luta Espiritual da restauração da personalidade de Cristo em nós

O que acontece?

Falsa profecia. Suborno de dois homens, servos de Satanás, chamados Tobias e Sambalate para levantarem uma falsa profecia a fim de confundir e enganar Neemias.  Nessa fase até “pessoas da igreja” podem levantar argumentos que parecem de Deus, são religiosos e instruem você a parar a obra e dizem para você “fugir para o templo”. Há pessoas que fogem “da vida real” para a igreja, vivendo um mundo de fantasia e não enfrentam a realidade de restaurarem as suas personalidades conforme a imagem e semelhança de Jesus Cristo em seu caráter e suas atitudes no dia-a-dia, inclusive diante daqueles que não conhecem a Deus.

O que fazer para vencer essa estratégia satânica?

Finalize o muro, as portas, as dobradiças e as trancas das portas. Mesmo depois da finalização, ou seja, depois de consolidar as mudanças do caráter de Cristo em você, é necessário vigiar. Continue vigiando e trabalhando por esta restauração, você vai vencer!

  Estudo de Joanilson Rodrigues

Você foi abençoado com o que recebeu nesta página? Então agradeça a Deus e compartilhe com outras pessoas, para que elas sejam abençoadas também!

Se puder, abençoe nosso ministério, o qual não é financiado ou patrocinado por nenhuma igreja, por isso, dependemos da Generosidade de corações como o teu.

Agora você pode ajudar o Ministério ” Joanilson Rodrigues e Marília Rodrigues ” com Depósito  PAGSEGURO do UOL, que é  uma empresa confiável para pagamentos Nacionais e Internacionais.

Você pode escolher a melhor forma de fazer a sua doação (de qualquer valor) de qualquer lugar do mundo:  Cartão de Crédito – Cartão de Débito – Boleto Bancário. Basta clicar na imagem abaixo e seguir as instruções.

Caso não queira doar pelo PAGSEGURO, por favor,  visite a seção Doações.

LEMBRETE

Lembramos que não ficamos de posse de nenhum de seus dados, pois toda doação é feita diretamente ao PAGSEGURO e a quantia que você nos doar, só nos será repassada por eles após 14 dias de sua efetuação, quando expira o prazo para cancelamento de doação.

Você não conhece o PAGSEGURO? É uma empresa da UOL  e é totalmente confiável na qual você poderá fazer a sua doação sem receio algum, pelo método que melhor lhe convier, mas se desejar mais informações prévias sobre o seu funcionamento e idoneidade antes de efetuar a sua doação, por favor acesse as seguintes páginas:

1- PAGSEGURO em português:    https://pagseguro.uol.com.br/sobre_o_pagseguro.jhtml

2- PAGSEGURO in English:

https://pagseguro.uol.com.br/en/how-it-works.html